Topo

A galvanização à fogo é um processo de aplicação de um revestimento de zinco em estruturas de aço ou ferro fundido, através da imersão destes materiais em um banho de zinco fundido. A simplicidade do processo e os baixos custos ao longo do tempo, trazem a galvanização à fogo por imersão uma vantagem sobre os outros métodos de proteção contra corrosão.

O processo de galvanização à fogo compreende a imersão das estruturas metálicas em um banho de zinco fundido a uma temperatura de aproximadamente 450ºC, isso somente após uma adequada limpeza e preparação das peças a serem protegidas pelo banho de zinco. O rápido ataque da superfície da estrutura pelo zinco fundido produz uma camada composta por diferentes ligas zinco/ferro, que desenvolvem uma ligação muito forte com a superfície. Esta união é chamada de interação metalúrgica. Após a remoção da estrutura do banho, uma camada de zinco puro passa a recobrir a superfície da peça, produzindo uma coloração brilhante, acinzentada ou prateada, bastante característica do processo de galvanização à fogo por imersão.

A camada Zn-Fe possui uma dureza semelhante a do aço, fornecendo uma barreira protetora (proteção catódica), protegendo a estrutura da corrosão. Em adição, as camadas formadas pelo zinco protegem a estrutura da abrasão e impactos acidentais durante o período de uso.

A galvanização à fogo por imersão tem seu processo perfeitamente definido, sendo basicamente o mesmo para qualquer produto, podendo variar na espessura da camada de zinco depositada dependendo da geometria da peça, composição química e espessura do material base, no caso o aço carbono 1008/1010.

Neste processo de galvanização à fogo por imersão, as peças recebem uma camada de aproximadamente 49 microns de zinco, conforme a NBR-6328.

Indicação de Uso - Este tipo de acabamento e proteção é mais indicado para:

  • Uso externo com situação de intempérie.
  • Locais com produtos químicos leves.
  • Indústrias pesadas, do tipo: mineradoras, papel e celulose, óleo e gás, sucroalcooleiras, fundições etc.
  • Em áreas costeiras, com salinidade moderada.

Fale conosco
Telefone: (19) 3466 9300
Telefone: (11) 2227 4141
Nos faça uma visita
Rua José Francisco da Silva, 133/144
Fritz Berzin - Nova Odessa/SP